2016-10-10

A boa prática do uso do WhatsApp na medicina

O aplicativo WhatsApp se tornou uma febre mundial. Ele chegou para revolucionar o modo como as pessoas se comunicam em tempo real, chegando a substituir, em muitos casos, as chamadas telefônicas e a comunicação por SMS ao mesmo tempo.

Basta uma conexão com a internet e você pode trocar mensagens, fotos e vídeos com os seus amigos, interagir em grupos ou se atualizar das notícias.

Com o passar do tempo, as pessoas começaram a perceber que aquele aplicativo não servia apenas para o bate-papo informal do dia a dia: ele também poderia ser usado para atividades profissionais.

Agora a ferramenta também se tornou um repositório de informações no qual profissionais com interesses em comum podem compartilhar experiências e conhecimento, bastando, para isso, apenas um smartphone conectado à internet.

Agendamentos e perguntas rápidas também podem ser feitas pelo aplicativo. A facilidade de respondê-las em alguns minutos tornou muito mais fácil realizar atividades que só eram possíveis por chamadas telefônicas ou e-mail.

A área médica também está se beneficiando dessa novidade. Doutores, pacientes, farmacêuticos e outros profissionais estão fazendo uso do WhatsApp para agilizar e facilitar a vida de todos.

whatsapp

Telemedicina

Telemedicina é o nome dado quando o atendimento médico é realizado a distância. O que parecia impossível anos atrás ou complicado para se fazer por telefone tem se tornado uma prática comum com a ferramenta.

Veja um exemplo prático: uma pessoa acorda com uma ferida estranha em seu pé. Pode não ser nada, mas acha melhor verificar. Anos atrás essa pessoa precisaria se encaminhar até o hospital, pegar fila e passar por uma série de incômodos apenas para se certificar de que não era nada grave. Hoje, por meio da tele medicina, essa pessoa pode contatar o doutor e enviar uma foto para o profissional.

Com base nessas informações, o médico pode tranquilizar o paciente ou pedir que vá sim fazer um exame mais detalhado. Isso evita muitas viagens perdidas.

Levar o exame até o consultório médico para o doutor vê-lo também já é coisa do passado. Basta os pacientes enviarem os exames por WhatsApp para que o médico analise e tome as providências necessárias.

whatsapp

Conhecimento compartilhado

O paciente está no clínico-geral descrevendo um sintoma muito específico. O doutor está em dúvida, mas ele tem o contato de um especialista. Basta uma rápida conexão e a dúvida está esclarecida e o paciente fica livre de passar em vários lugares apenas por precaução.

Desde a escola de medicina, já é possível compartilhar conhecimentos e experiências. Estudantes costumam criar grupos em que o conhecimento é compartilhado e soluções são encontradas. O futuro doutor já se beneficia da conexão e da proximidade antes mesmo de exercer a profissão.

O aplicativo também facilita a busca por medicamentos. Farmacêuticos podem consultar toda uma rede de estabelecimentos para encontrar um remédio que esteja em falta. Os pacientes não precisam mais andar pela cidade inteira, podendo ir buscar o medicamento no lugar onde saberão que existe a disponibilidade.

whatsapp

Agendamentos e encaminhamentos

Na hora de marcar uma consulta ou exame, a maioria dos pacientes já se prepara para uma tarefa complicada ao telefone. Marcar aquela consulta com o requisitado doutor pode representar uma hora perdida ouvindo música de espera. Mas não se você utiliza o WhatsApp para o agendamento.

Muitas clínicas e consultórios já oferecem a opção de marcação pelo aplicativo. Você envia a solicitação de dia e hora e os atendentes respondem com a marcação ou com outros horários disponíveis caso o escolhido esteja ocupado. Você pode continuar executando suas atividades normalmente enquanto aguarda pela resposta.

Médicos têm usado muito essa opção antes de encaminharem os pacientes para locais de exame ou farmacêuticos. Uma consulta rápida pelo aplicativo e a informação de qual lugar tem a disponibilidade necessária é encontrada rapidamente.

Com o aplicativo também fica muito mais fácil realizar cancelamentos caso não seja possível comparecer a uma consulta. A própria empresa pode ser proativa, checando horas antes com os pacientes agendados e realizando encaixes quando possível.

whatsapp

Muito a evoluir

A prática com o aplicativo ainda é tratada como semiprofissional em algumas esferas, embora a tendência é que surjam outros aplicativos específicos para fins profissionais. Pacientes, doutores e farmacêuticos ainda terão muitos frutos a colher, seja com a telemedicina, seja com outras facilidades que surgirão a partir de uma simples conexão com a internet.

Agora que você já sabe mais sobre a prática do WhatsApp na medicina, que tal conhecer um pouco mais? Veja nosso post sobre rastreabilidade de medicamentos. Entenda a real necessidade do controle de medicamentos.

E não se esqueça de nos contar sua opinião ou experiência nos comentários. Até a próxima!


mhealth

Deixe uma resposta