2017-06-06

A tecnologia RFID na Oncologia: Ferramenta de eficiência

A oncologia é o ramo da ciência médica que lida com tumores e com o câncer. Ela costuma ser composta por profissionais altamente qualificados e preparados para os desafios apresentados por essas doenças.

O câncer é um nome genérico para mais de 200 doenças com um comportamento semelhante, iniciado a partir da reprodução descontrolada de células dentro do organismo. Trata-se de uma doença que é uma das principais causas de morte em todo mundo e, por isso, a área recebe bastante atenção e investimentos.

Justamente por concentrar altas aplicações em equipamentos e fármacos, a área é uma das que mais pode se beneficiar da tecnologia RFID.

business intelligence

Rastreabilidade

Quando um paciente com câncer está em tratamento, seja buscando pela cura, remissão ou apenas fazendo tratamento paliativo, é muito importante que todos os horários, rotinas e prescrições sejam respeitados à risca.

Por mais que os profissionais da oncologia sejam competentes e dedicados a chance de erro ainda permanece. Quando acontece um engano envolvendo um paciente com um simples resfriado, há um pequeno incômodo, embora os prejuízos sejam pequenos, mas quando esse equívoco envolve um tratamento tão complexo quanto o do câncer, o dano é muito maior.

Além destes erros, um ponto frágil na gestão de medicamentos para oncologia é o controle do estoque e da validade de cada item. Estoques flutuantes, terceirizados ou mesmo internos, com gestão ineficiente, podem gerar altos custos para o hospital, clínica ou mesmo para o distribuidor do medicamento oncológico.

Hoje, com a legislação da rastreabilidade de medicamentos, todos estes erros tendem a ser minimizados. Com um controle e monitoramento feito por RFID, os recursos são otimizados, provendo mais eficiência e segurança a equipe.

Leia mais: Descubra como a tecnologia RFID pode aumentar seu faturamento, visando o valor ao paciente.

Minimizar os erros é tão crucial nesses casos e por isso o RFID integrado a um software de controle eficiente é a melhor ferramenta para ajudar a área.

Uso otimizado de recursos

O uso do sistema de rastreamento por RFID não é eficiente apenas para controlar o correto uso de remédios e equipamentos, mas também pode ser utilizado para a otimização do uso de recursos existentes.

Através do monitoramento e de uma rede eficiente, é possível para os profissionais de um hospital ou de uma clínica saber exatamente onde cada equipamento está localizado durante o dia a dia de uma operação, seja ela de oncologia ou de qualquer outra área semelhante.

A informação sobre a localização dos recursos permite que os funcionários possam dedicar um período maior para realizarem atividades mais humanas dedicadas aos pacientes e desperdiçando menos prazo em busca de recursos dentro das instalações.

Veja mais em: Gestão de Pessoas e Ativos

Lembrando sempre dos altos custos que envolvem os aparelhos utilizados na oncologia, usar a localização por RFID proporciona um aproveitamento mais eficiente dos aparelhos já existentes o que permite a redução dos custos com a compra de novos equipamentos, apenas para deixá-los obsoletos.

BI

RFID + Oncologia

O uso da tecnologia RFID pode evitar a perda total ou parcial dos fármacos, uma vez que sua validade e sua situação no estoque são monitoradas. Não só a oncologia, mas qualquer setor que dependa de medicamentos de alto custo, irá se beneficiar com a adoção dessa tecnologia.

Claro que, para que a tecnologia funcione e traga os benefícios desejados, é preciso uma consciência de todos os envolvidos, desde a gestão até os funcionários dos níveis operacionais. Com treinamento adequado dos envolvidos e orientação correta dos procedimentos e com um suporte tecnológico correto, é possível a promoção total do redesenho de vários processos para que haja um ganho real ao negócio.

Neste post te mostramos como garantir o sucesso na implementação de novo sistema.

Controle rígido sobre os remédios, capacidade de monitorar equipamentos e recursos em tempo real assim como o cuidado em supervisionar o armazenamento de recursos estão entre as várias possibilidades que a oncologia pode utilizar para se beneficiar da tecnologia RFID.

Os custos de implementação e manutenção, embora existam, poderão ser recuperados em longo prazo pelo aumento da eficiência e pela diminuição do desperdício, algo especialmente importante em um departamento como o da oncologia, acostumado a lidar com insumos de alto custo.


 

Quer saber mais sobre a tecnologia RFID? Baixe nosso ebook
Tecnologias de auto identificação: Datamatrix, RFID e RTLS.

tecnologias rfid

Deixe uma resposta