2017-08-15

Conheça o Portal Saúde Brasil: dicas e informações sobre saúde

A preocupação com a própria saúde vem aumentando gradativamente entre a população brasileira. Em uma época na qual a informação está disponível praticamente para todo mundo graças à tecnologia, mais e mais pessoas estão buscando por melhores condições de vida e saúde. Por esses motivos é que foi criado o Portal Saúde.

Novas relações de família e trabalho também estão modificando o nosso comportamento quanto à saúde do nosso corpo. Antes, apenas o utilizávamos como ferramenta, procurando um médico apenas quando havia algum sintoma de problemas, muitas vezes tarde demais.

Mas, nas últimas décadas, começamos a perceber que a prevenção funciona melhor do que a remediação (assim como dizia um velho ditado popular) e começamos uma busca por uma saúde plena e por melhor qualidade de vida.

O que é o Portal Saúde

O Portal Saúde é uma iniciativa governamental para trazer informação sobre hábitos saudáveis para a população brasileira. Ao contrário de outros veículos particulares, mantidos por particulares e muitas vezes dependentes de anunciantes (o que pode comprometer sua idoneidade), o portal mantido pelo Ministério da Saúde não tem fins lucrativos e é mantido pelo dinheiro público, ficando livre de propagandas e outros mecanismos muitas vezes indesejáveis, principalmente para o cidadão mais simples.

portal-saude-br

O portal é focado em educar a população na busca por hábitos mais saudáveis em suas vidas. Dessa forma, além de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, o Portal Saúde ainda causa um efeito em longo prazo na diminuição da demanda por serviços médicos públicos.

A equação é simples: pessoas mais saudáveis desenvolverão menos doenças e outros problemas de saúde, não precisando onerar ainda mais a já sobrecarregada rede pública de saúde. Ao se analisar o investimento feito na manutenção da página em virtude dos ganhos que ela representa, é um investimento com retorno altíssimo para a sociedade.

Como o portal pode me ajudar

A grande sacada do Portal Saúde é oferecer informação livre e idônea para a população. Uma das principais campanhas encontradas na página é a chamada “Eu quero parar de fumar”.

Como já é sabido por muitos, o hábito do tabagismo, além de não trazer nenhum benefício prático ao usuário, é responsável direto por problemas sérios de saúde, entre eles vários tipos de câncer.

Por isso, o portal apresenta dicas para quem quer parar de fumar, que vão desde os métodos mais indicados para começar, a substituição de vícios e até alimentos que podem ser ingeridos naqueles momentos em que surgir a vontade de fumar.

Dessa forma, mesmo pessoas de camadas menos amparadas da população podem ter acesso a esse tipo de informação.

Outra bandeira levantada pelo portal é a da obesidade. A sessão “Eu quero perder peso” traz orientações de como emagrecer de forma saudável. Sabe-se que a obesidade é um problema crescente no país, causada pela má alimentação e pelo sedentarismo, além de ser a causadora de problemas graves, como a diabetes e doenças cardíacas, e também de trazer um grande problema social para os portadores.

Por meio do Portal Saúde, é possível entender como alterar os hábitos de alimentação para uma perda de peso controlada, sem apelar para dietas milagrosas que ou não funcionam, ou acabam por trazer outros problemas para a saúde.

Quero participar

Outra característica interessante é a possiblidade de ter contato com histórias reais, narradas por pessoas comuns ou por famosos. Essas histórias podem ser visualizadas na forma de texto, fotos e vídeos dentro do Portal Saúde.

E quem também tem uma história para contar pode contribuir com o portal e ajudar a inspirar e a informar outras pessoas. Pela sessão “Conte sua história”, é possível deixar um depoimento sobre o seu caso de superação relacionada à obesidade, ao tabagismo, à alimentação saudável ou à atividade física. As narrativas mais inspiradoras de pessoas que conseguiram mudar seus hábitos para ter uma vida mais saudável serão publicadas pelo Portal Saúde.

Você também pode participar utilizando as redes sociais para divulgar matérias encontradas no portal e contribuir com a disseminação da informação tão útil e importante contida nele. A educação é um processo contínuo e, se todos ajudarem, trará um benefício mútuo a toda a sociedade.

E você também pode contribuir aqui com o nosso portal, deixando a sua opinião ou sugestão nos comentários.


Deixe uma resposta