2016-07-19

Por que você deve investir em Tecnologia da Informação AGORA!

Quem tem a responsabilidade de gerir um hospital, assume grandes desafios nos dias atuais. A preocupação crescente de mais e mais pessoas com a saúde e com a qualidade de vida, somadas à competitividade acirrada, torna por vezes a rotina diária de um gestor hospitalar estressante.

Um hospital, como qualquer outra empresa, tem gastos fixos sobre os quais pouco se pode fazer em termos de redução de custos sem causar prejuízos à qualidade dos serviços prestados. Pessoal, insumos, itens de consumo e outras despesas formam um orçamento mensal que abre poucas possibilidades de concessão ao gestor. Alterar o montante investido nessas áreas pode causar prejuízos irreversíveis para os tratamentos e para a empresa com um todo.

Healthcare-technology-developmentsPor outro lado, o progresso não para de acontecer, e a área médica é uma das grandes beneficiadas. Novos tratamentos, medicamentos, técnicas e equipamentos trouxeram avanços de forma rápida e definitiva. Não acompanhar esses avanços pode ser a diferença entre estar no topo, ser apenas mais um ou ser relegado ao ostracismo.

É através das facilidades providas pela tecnologia da informação que a redução de custos será uma possibilidade novamente. A organização do hospital como um todo e a automação de processos são armas de que o gestor dispõe para se manter competitivo.

Investir para não sucumbir

O bem mais valioso dos tempos modernos é a informação. E hospitais lidam com quantidades generosas de conhecimento. Desde o mais básico dos procedimentos até o intrincado histórico médico de cada paciente, as informações são a chave para o sucesso.

Em um passado não muito distante, havia uma pilha de papéis onde os dados armazenados eram esquecidos ou usados somente em casos extremos, porém hoje contamos com a tecnologia da informação como uma aliada estratégica.

Outro fator a se considerar é a mudança no perfil dos clientes. Se antes o médico era uma figura quase mítica, cujo conhecimento jamais era questionado, hoje as pessoas se municiam de uma grande quantidade de informações, muitas vezes adquiridas na própria internet, e não aceitam facilmente um parecer que não esteja muito bem embasado ou apoiado em evidências.

tecnologia da informação

Dessa forma, é preciso investir em tecnologia da informação por dois motivos bastante simples:

  • » a tecnologia em si é uma forte aliada dos profissionais da saúde, permitindo diagnósticos mais rápidos e precisos, assim como tratamentos mais eficientes;
  • » a percepção que o paciente tem do atendimento em geral é muito melhor quando suportada por sistemas e equipamentos de ponta. E confiança é o que mais queremos que o cliente desse tipo de serviço sinta após ser atendido.

O futuro é agora

Quando um hospital tem uma competente automação de processos, há uma melhora sensível na prestação de serviços. A simples rotina de consultas médicas pode sofrer uma revolução quando devidamente organizada sob a perspectiva da tecnologia da informação. Pense em um paciente regular surpreendido por uma ligação recebida, onde o atendente conhece todo o seu histórico médico, os medicamentos que toma, os horários e profissionais de que ele mais gosta. Tudo isso é rotina para um sistema devidamente automatizado.

Aditi-Jan-2016-healthcare-technology-shutterstock-700x420E o gestor mais observador pode se perguntar como isso tudo vai representar uma redução de custos. E esse mesmo gestor já sabe que, ao automatizar rotinas imperfeitas, ganha-se tempo, melhora-se a produtividade e se economizam importantes somas ao final de um período.

O tempo antes gasto à procura de informações pode ser substituído por novas rotinas e procedimentos que antes não eram realizadas por falta de tempo ou pessoal disponível.

Nos eixos

A automação hospitalar não é uma opção, é uma necessidade frente a um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Será melhor para os funcionários, que poderão trabalhar com mais eficiência, sabendo que podem confiar nas informações disponíveis. Será melhor para os médicos, que poderão deixar para trás problemas cotidianos menores para se dedicar integralmente ao exercício de suas especialidades.

E, acima de tudo, será melhor para os pacientes, os grandes beneficiados pela automação de processos promovida após a intervenção certeira do pessoal da tecnologia da informação.

Assim, será possível ter um hospital funcionando melhor, de forma mais eficiente e sem apelar para a redução de custos irresponsável, quando se investir da forma correta. Ao invés de tirar de onde não tem, que tal aumentar a receita e os lucros? Pense nisso.

Como você vem administrando o hospital ou clínica? Já percebeu o impacto positivo que o advento da tecnologia da informação pode trazer ao seu atendimento?

Conheça mais sobre o assunto acompanhando nossos conteúdos! E compartilhe sua opinião por meio dos comentários.

Até a próxima!


Baixe gratuitamente o ebook sobre as  mais novas tecnologias de auto identificação!

download
tecnologias

Deixe uma resposta