Operação enganosa

Operação enganosa – Novo documentário da Netflix revela o lado negro dessa indústria

Você já passou por alguma cirurgia? As melhorias que a medicina nos proporciona estão nos fazendo viver mais e melhor?

Infelizmente isso nem sempre pode ser levado como uma afirmação. Para que muitos possam se beneficiar, outros tantos estão sendo usados como cobaias de produtos que não são plenamente seguros. Quem ganha e quem perde com isso?

É o que podemos ver no documentário Operação enganosa produzido e exibido pela Netflix com a direção de Kirby Dick.

Já famosa por possuir um catálogo interessantíssimo de séries e filmes, a empresa americana de streaming, também vem disponibilizando uma série de documentários interessantes em sua grade de programação sobre o setor da saúde.

Esses documentários vão desde biografias, passando por filmes históricos ou curiosos, até documentários que buscam mostrar o cotidiano e realidade em nosso Planeta, além destes a empresa vem produzindo e divulgando cada vez mais obras que revelam a rotina de um setor extremamente importante, o setor da saúde.

Se você assistiu e ficou chocado com o que viu em Rotten onde a indústria alimentícia é dissecada, prepare-se para um novo choque com Operação enganosa onde a indústria dos equipamentos médicos é colocada em xeque.

A Dura realidade

Quando vamos ao médico para uma simples consulta ou exame, somos submetidos ao uso de equipamentos médicos. Podemos não nos dar conta, mas um simples estetoscópio ou um esfigmomanômetro, aquele simples aparelho de medir a pressão precisa ser um equipamento de qualidade, estar em conformidade com uma série de normas, mas como usuários, não temos muito controle sobre isso.

Felizmente algumas estatísticas nos mostram que podemos ficar tranquilos quanto aos equipamentos do dia à dia, já que a maioria deles, pelo menos aqui no Brasil, está adequada ao uso.

Mas o que é mostrado mais detalhadamente no documentário Operação enganosa é a indústria das próteses, órteses e materiais especiais, aqueles que são usados em cirurgias e que são responsáveis por uma grande movimentação de dinheiro na indústria da saúde.

E onde há dinheiro, há também a ganância. Infelizmente uma das falhas do sistema capitalista é visar o lucro e não o bem maior, a saúde e a vida. Mesmo nesta esfera tão relevante, empresas e empresários dotados de escrúpulos duvidosos acabam por abreviar o desenvolvimento desses produtos e colocá-los no mercado antes que se tenha a certeza de que estão realmente prontos.

O documentário Operação enganosa explora essa atividade utilizando-se de casos reais de pacientes que foram prejudicados em virtude de problemas com esses equipamentos. Famílias, carreiras, planos para o futuro, arruinados pela ganância de alguns.

5rights

produção de medicamentos

A importância da discussão

Antes de se pedir novos e maiores investimentos para a saúde, faz-se necessário que a sociedade discuta como esse dinheiro está sendo aplicado.

São médicos, hospitais e planos de saúde vítimas desses esquemas? São eles parte do problema? E os pacientes, e a sociedade o que podem fazer para garantirem tratamentos adequados e sem riscos para si e para suas famílias?

O documentário Operação enganosa não traz respostas para estas perguntas já que a grande ideia por trás de sua produção é a de mostrar o lado negro de uma indústria essencial para a sociedade.

Olhando para todos os lados

Operação enganosa faz um bom papel ao deixar no ar uma provocação sobre o descontrole que há sobre a indústria de equipamentos médicos, e não estamos falando apenas de Brasil, mas de um problema global.

Esperamos que governos, indústria, órgãos médicos, associações de profissionais de medicina e a sociedade de modo geral, se juntem em uma discussão proveitosa e se engajem de forma mais enérgica para encontrar soluções para o problema.

A mensagem mais importante que Operação enganosa nos deixa é a de que precisamos parar de pensar de forma egoísta e olhar um pouco mais para o coletivo, seja na saúde ou em qualquer outra área de atuação. O lucro, o capital, são importantes, mas acima disso estão as pessoas, os sentimentos e a vida, e para que qualquer comunidade possa viver em harmonia é preciso respeitar os limites impostos pela ética.

Quer se manter bem informado sobre a saúde, continue nos acompanhando nas redes sociais e inscreva-se em nossa newsletter para receber conteúdos sempre relevantes sobre o tema.


Faça download do ebook “Os 5 certos na administração dos medicamentos”!

cinco certos da administração de medicamentos

Deixe uma resposta