2016-10-11

Novidades de prevenção no Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha que vem acontecendo todos os anos com o objetivo de prevenir o câncer de mama. Essa doença, que atinge essencialmente o público feminino e causa danos graves à população, poderia ter números bastante inferiores se os devidos cuidados fossem tomados.

Campanhas desse tipo são essenciais num país ainda pouco desenvolvido como o Brasil. É importante que a informação sobre doenças desse tipo seja divulgada e chegue ao maior número possível de pessoas.

Se antigamente usávamos o rádio e a TV para esse objetivo, nos tempos de comunicação em tempo real como agora usamos a tecnologia. Aplicativos vêm sendo desenvolvidos para concentrar esse tipo de informação.

Neo Mama

Outubro Rosa também é o nome do aplicativo desenvolvido pelo Instituto Neo Mama, tendo como objetivo unir as pessoas em torno desse ideal.

Basta tem um smartphone para fazer o download gratuitamente e começar a utilizar. Para começar, tire uma selfie e compartilhe com os amigos, escolhendo também um sentimento positivo para participar da corrente contra o câncer de mama.

A ideia por trás de campanhas como essa é a conscientização do maior número possível de pessoas, já que um importante passo com relação ao câncer de mama é a realização do auto exame. Nele, a própria mulher deve examinar os seios à procura de indícios da doença.Em caso positivo, a mulher deve se consultar com um profissional de medicina e realizar exames para diagnosticar corretamente a presença ou não da doença.

outubro rosa

Tecnologia amiga da saúde

Aplicativos como o Outubro Rosa ainda são considerados novidade para muitas pessoas, entretanto o uso da tecnologia na área médica vem aumentando bastante nos últimos anos. Seja por iniciativa governamental ou competição saudável entre as empresas operadoras da área, a presença da informatização em áreas como atendimento ao público é uma tendência para os próximos anos.

Quem apostar em aplicativos que promovam campanhas semelhantes à do Outubro Rosa terá grandes chances de sucesso. Isso porque vivemos tempos de aumento da preocupação do público em geral com a própria saúde. A crescente comunicação e o melhor acesso a informações de saúde têm tornado o público em geral mais consciente e ávido por melhores práticas em relação à saúde.

Saúde é vida

Aplicativos como o Outubro Rosa chegam ao mercado para permitir uma maior comunicação entre pacientes, médicos e outros profissionais da saúde. Os usuários poderão receber informações úteis para a prevenção e o tratamento de diversas doenças.

Em troca, estarão fornecendo dados importantíssimos sobre o comportamento das pessoas em relação à saúde. Com essas informações, empresas e profissionais poderão planejar novas estratégias para melhorar cada vez mais o atendimento médico.

Uma das importantes funções do aplicativo apresentado aqui é conscientizar a todos e desmistificar preconceitos. Várias mulheres que desenvolveram a doença precisaram, por motivos clínicos, ter removido uma ou ambas as mamas para combater o câncer.

O aplicativo é uma forma para que todos se conscientizem que isso não as diminui em suas feminilidades, o que fica mais fácil quando pessoas de vários lugares diferentes compartilham experiências e mensagens positivas.

outubro rosa

Primeiros passos

Estes aplicativos são apenas os primeiros passos de algo que deve acontecer com muito mais força no futuro. A facilidade de comunicação trazida por esses aplicativos é imensa. Empresas prestadoras de serviços de saúde já estão entrando nessa onda e oferecendo aos seus usuários esse modelo de informação na palma da mão.

Programadores, empresas de tecnologia e até governos estão de olho nos benefícios trazidos por esse tipo de iniciativa e devem entrar com tudo nesse modelo de negócios em breve.

Para os governos, existe a chance de diminuir os gastos na área da saúde agindo proativamente.

Bom para todos

Campanhas contra outros tipos de câncer como o de próstata, por exemplo, são iniciativas que devem ganhar força nos próximos anos.

Para as empresas e para os profissionais da área de programação, é uma oportunidade de negócios e de lucros. A área médica e os pacientes querem inserir a tecnologia em suas vidas e a tendência é de lucros para quem investir nesse segmento.

Que campanhas como essa sejam cada vez mais frequentes e difundidas. Assim, pacientes e profissionais ganham e podemos, juntos, combater doenças tão graves quanto o câncer de mama.

Agora que você já sabe sobre as novidades de prevenção no Outubro Rosa, que tal conhecer um pouco mais? Não deixe de ver nosso post sobre Cura do Câncer. Entenda a real importância desse assunto.

E não se esqueça de nos contar sua opinião ou experiência nos comentários. Até a próxima!


Deixe uma resposta