2016-09-29

Mercado digital de publicidade para saúde

A área da saúde não está entre os maiores anunciantes do mundo da publicidade. Por ser um serviço básico e necessário para toda a população, a atuação de hospitais, laboratórios e planos de saúde, no que diz respeito ao marketing, sempre foi bastante tímida.

As coisas começaram a mudar de figura há uns 20 anos, com uma participação um pouco maior no rádio e na tevê. A competitividade que veio se ampliando e os bons resultados conseguidos por quem investiu em publicidade promoveu um crescimento nos investimentos em propaganda desse ramo.

Hoje, vemos anúncios relacionados à saúde na televisão, no rádio, em jornais e revistas e até nas camisas de times de futebol e vôlei. Mas nada se compara ao crescimento promovido pelo advento da tecnologia e da mídia digital, ou seja, a internet.

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Menor custo, maior alcance

A televisão sempre foi o carro-chefe brasileiro no que tangia à publicidade. Canais abertos chegam a praticamente todos os lares brasileiros, e os resultados são vistos na prática. O problema para esse tipo de anúncio é o preço alto. Publicidade no horário nobre dos canais mais assistidos chega a valores proibitivos, bem fora do orçamento de muitas empresas do ramo médico.

A internet chegou para revolucionar esse mercado. Com uma quantidade enorme de possibilidades, a mídia digital promoveu um crescimento sem precedentes na área da publicidade, revolucionando a maneira de promover um produto ou serviço.

Anúncios podem ser colocados em páginas específicas, ligadas ao público-alvo, em redes sociais ou servirem como resultados dos mecanismos de busca, tais quais o Google Adwords. O anúncio é exibido para quem fez uma busca relacionada ao tema, trazendo maior relevância ás divulgações que vão ao encontro do que o paciente realmente necessita e na hora em que ele precisa.

Essa grande variedade de possibilidades permitiu que a publicidade seja feita não mais apenas pelas grandes empresas, já que campanhas menores podem ser realizadas usando-se quantias menores. É possível fazer uma pequena campanha de mídia digital usando 5 reais e exibir o anúncio para mais de 500 pessoas usando redes sociais, por exemplo.

No alvo

Graças à mídia digital e a serviços como o Google Adwords, as campanhas de publicidade não precisam mais ser tão genéricas como as desenvolvidas para o grande público. Como elas serão exibidas de acordo com o perfil do usuário ou com a pesquisa realizada por ele, o anúncio pode ser mais técnico e específico.

adwords-displayPor exemplo, quando um blog fala sobre algum assunto médico e se cadastra no Google para promover publicidade, a ferramenta vai buscar exibir propagandas relacionadas ao conteúdo daquele blog, aumentando bastante a chance de o anúncio chamar a atenção de um usuário e ele clicar no anúncio.

Todo esse direcionamento gerou um crescimento do interesse de pequenas e médias empresas pela mídia digital. Serviços com o Google Adwords se mostraram bastante satisfatórios em seu funcionamento e também contribuíram para esse crescimento, incluindo as divulgações feitas na área médica.

O Google Adwords

A ferramenta da Google para anúncios direcionados promoveu um crescimento tanto no número de anunciantes quanto no número de produtores de conteúdo. Médicos e outros profissionais da saúde agora podem ganhar algum dinheiro com propagandas veiculadas em seus sites enquanto empresas da área encontram um bom lugar para exibir publicidade.

Mas isso só funciona para pessoas que já estão ligadas à área ou chegaram até esses sites por meio de mecanismos de busca. Para o público em geral, o alcance ainda era limitado.

Mas a Google resolveu esse problema com a exibição dos resultados das pesquisas feitas em sua página principal. Agora, os primeiros resultados visualizados incluem aqueles gerados organicamente pela busca e anúncios exibidos pela ferramenta. A mídia digital é direcionada de acordo com as palavras buscadas.

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Outra facilidade interessante do serviço é o método de pagamento. Se você tem um blog ou página falando sobre saúde e se inscreve para exibir publicidade, isso não vai garantir uma renda imediata. Os anúncios serão exibidos, mas você só receberá quando alguém efetivamente clicar nesses anúncios e for direcionado para a página do anunciante.

O mesmo acontece para quem anuncia. A exibição do anúncio não garante que houve um resultado. Assim, o anunciante só é cobrado pela publicidade veiculada quando existe o clique.

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Por ser um mercado em crescimento, a mídia digital ainda apresentará mudanças em seus formatos nos próximos anos, mas já podemos dizer que não se pode evitá-las. Nem usuários dos serviços oferecidos livremente nem empreendedores podem se dar ao luxo de ficar de fora desse mercado. A concorrência é grande.

E você? Já usou os recursos da mídia digital em sua clínica ou hospital? O que pensa sobre a publicidade da área de saúde? Conte-nos por meio dos comentários!


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