2017-11-01

Sugestões de leituras do futuro da medicina

O bom profissional médico é aquele que se prepara para o cenário atual, mas aquele que deseja ser ótimo precisa se preparar mesmo é para o futuro da medicina. Em um mundo com fronteiras cada vez mais fáceis de atravessar e distâncias cada vez mais curtas, é preciso um conhecimento global para atuar em qualquer ramo de trabalho, principalmente na medicina.

Já sabemos quais serão as principais tendências para o futuro, conforme dito por futurologistas como o doutor Bertalan Meskó, mas agora precisamos nos preparar para o futuro da medicina.

Para isso, nada melhor do que fazer a leitura de obras importantes já publicadas sobre o assunto. A medicina, assim como várias outras áreas profissionais dos dias de hoje, não termina seus estudos com o diploma universitário.

Separamos alguns exemplos de textos para ler, matar a curiosidade e se preparar para os dias vindouros.

1. Exploring Personal Genomics

Exploring Personal Genomics

A obra de Joel T. Dudley e Konrad J. Karczewski publica as possibilidades que a exploração do genoma humano trará para o futuro da medicina. O conhecimento que teremos sobre esse tema nos permitirá, segundo os autores, entender melhor de onde viemos, como ficamos doente, como nos curamos e como envelhecemos.

É uma leitura interessante e que será de grande utilidade na medicina genética.

2. Physics of the future

physics-of-the-future

Michio Kaku é o autor dessa obra que discute as possíveis revoluções tecnológicas que transformarão não apenas o futuro da medicina, mas o futuro da humanidade.

Kaku faz previsões para áreas como a medicina, informática, inteligência artificial, nanotecnologia e produção de energia, fazendo-o de forma bastante bem-humorada e citando outros livros, autores e personalidades cujas predições para o futuro se mostraram completamente equivocadas.

3. Medicalfuturist.com

Para quem quer saber mais sobre o futuro da medicina, nada melhor do que ir direto à fonte. Se você é ávido por atualizações constantes ou gosta de ler online, o site medicalfuturist.com discute o assunto de forma ampla, moderna e variada.

Bom também para quem não tem tanto tempo para se dedicar a leituras mais longas.

4. Social Media in Clinical Practice

social-media-clinical-practice

Escrito por Bertalan Meskó, famoso futurologista, esse livro trata não apenas do uso das redes sociais pelos médicos, mas também da capacitação deles para acompanhar o crescente número de e-pacientes, ou seja, de pessoas cada vez mais conectadas ao mundo pela internet e que esperam que a medicina do futuro esteja apta a atendê-las.

5. The Singularity is Near: When Humans Transcend Biology

The-Singularity-Is-Near

A singularidade é conhecida como o momento em que os computadores adquirirão consciência e serão capazes de pensar sozinhos. Apesar de haver muita controvérsia sobre as reais possibilidades de a singularidade acontecer, não é exatamente sobre isso que trata a obra escrita por Ray Kurzweil.

A singularidade aqui proposta é aquela na qual nós, humanos, superaremos as limitações impostas pela biologia, sendo capazes de deter o envelhecimento, as doenças crônicas, a própria hereditariedade.

Pode parecer ficção, mas tem muito para se raciocinar sobre o futuro da medicina em obras como essa.

6. Think Like a Futurist

think-like-futurist

“Pense como um futurista”, obra escrita por Cecily Sommers, nos convida a não apenas consumir informação compilada pelos futuristas, mas também aprender a pensar como eles.

Aqueles capazes de enxergar os caminhos mais prováveis para o futuro da medicina serão aptos a atuar na vanguarda da área, chegando primeiro a objetivos tão perseguidos em ramos como a cura de doenças ou melhores formas de exercer a profissão.

Obras como essa podem nos tirar da confortável posição dos consumidores de conhecimento para a desafiadora posição dos produtores de conhecimento.

7. Futurizon.com

Sites como a futurizon.com já estão aplicando a ciência para ajudar profissionais de várias áreas a alcançar seus objetivos. No site é possível encomendar os mais diversos projetos, não apenas sobre o futuro da medicina. A área mais interessante é o blog, que conta com artigos bastante interessantes em linguagem mais técnica, e os de cultura pop, que analisam e discutem obras literárias ou cinematográficas que tenham a ver com o futuro.

 


infografico

Deixe uma resposta