Amazon mira o mercado de Healthcare


Amazon a gigante varejista americana resolveu estender suas operações também para healthcare

amazon

Você já deve ter ouvido falar da Amazon. A gigante varejista americana é mundialmente conhecida como a maior rede de livrarias virtuais do mundo. Mas o grupo vem diversificando o seu portfólio e você já pode encontrar no site uma gama de eletroeletrônicos para comprar além de poder assistir a filme e séries pelo Amazon Prime, o serviço de streaming da empresa.

O que você talvez não saiba é que a empresa resolveu estender suas operações também para o healthcare. Ela se juntou com outras duas gigantes, a JP Morgan Chase e a Berkshire Harthaway para criar uma empresa independente voltada para reduzir os custos de saúde dos seus empregados. A ideia original é reduzir os gastos nessa área e melhorar a forma como os funcionários são atendidos, já que a saúde nos Estados Unidos não funciona tão bem como muitos podem imaginar.

Ao contrário, o sistema é falho, caro e se mostra como um dos grandes desafios para o governo local. Com isso temos a reunião de três dos mais poderosos homens de negócios, Jeff Bezos, Warren Buffett e Jamie Dimon, reunidos em torno de um objetivo comum, o que está deixando a concorrência em estado de alerta.

Apesar de inicialmente os planos da associação estejam ligados à redução de custos com saúde dentro de suas próprias fronteiras, uma necessidade oriunda do deficiente serviço de saúde americano, existe a possibilidade de a associação estender os serviços de healthcare para o mercado comum, isso significaria a presença de um novo e forte competidor no mercado.

Amazon machine learning

Se você conhece a Amazon sabe que a empresa é conhecida pela forma incisiva utilizada em seus negócios. Na prática, quando a gigante americana mira algum segmento, é para ser líder e não apenas um coadjuvante.

Quando o anúncio da parceria para serviços de healthcare veio a publico logo começaram as especulações de que um serviço voltado ao público possa surgir em breve, afinal a empresa possui bancos de dados gigantescos que podem ser utilizados para as projeções e até já possui ramificações que podem trazer frutos como a Amazon machine learning.

A plataforma de algoritmos já existente e em pleno funcionamento é um facilitador para o desenvolvimento de inteligências artificiais que permitem a usuários sem grande conhecimento na área utilizarem complexos processos de inteligência artificial

Como já se sabe é esperado um grande crescimento no mercado de saúde doméstica com o desenvolvimento de aplicações cada vez mais inteligentes para a realização de tratamentos preventivos, bem como no acompanhamento de pessoas com doenças crônicas ou idosos que precisam de monitoramento constante e a inteligência artificial tem papel decisivo no sucesso de empreitadas como esta.

Amazon Alexa

Outro serviço já existente dentro do grupo Amazon e que pode render frutos em termos de healthcare é o Amazon Alexa. O serviço é um assistente virtual inteligente com capacidades como interação por voz, acesso a músicas, configuração de alarmes personalizados, prover informações sobre tráfego e temperatura, além de controlar sistemas e aparelhos inteligentes conectados.

Isso significa que a Amazon nem precisa fazer grandes investimentos para se tornar um jogador forte dentro do segmento de healthcare caso assim o deseje. O que a empresa precisa fazer é apenas integrar departamentos, aplicações e produtos já existentes dentro do seu leque de opções ao novo segmento, o que ninguém acredita seja um desafio tão grande assim dadas as já conhecidas capacidades da companhia.

Além disso é esperado que a empresa e seus mais novos associados utilizem as conexões que possuem no mercado para negociarem com a indústria farmacêutica sem a necessidade de intermediários, o que colocaria o grupo em grande vantagem frente aos concorrentes e poderia alavancar de vez o negócio.

Healthcare

Independentemente da Amazon expandir os seus negócios, o modelo por ela adotado é importante como espelho para quem pretende ter sucesso na área de healthcare e busca por direções. Se gigantes como ela estão apontando nessa direção, é grande a possibilidade de que estejam certos.

Mas queremos saber o que você acha dessa novidade e o que acredita que irá acontecer caso a empresa expanda seus negócios ainda mais. Deixe seu comentário e nos ajude a enriquecer a discussão.


Baixe nosso ebook “Tecnologia, Processos e Pessoas” e saiba como a sinergia entre esses três pilares pode determinar o sucesso ou o fracasso da sua organização!

book-cover
botao

Deixe um comentário

Seu email está seguro conosco.