guardioes da saude

Governo lança aplicativo os Guardiões da Saúde

Estamos vivendo uma era em que o desenvolvimento da tecnologia assume cada vez mais espaços em nossa vida. É hora de utilizarmos ainda mais todo o potencial dessa tecnologia disponível para agregar valor ao nosso dia a dia. Por exemplo, já existem aplicativos que nos ajudam a desviar do trânsito congestionado, a conseguir uma carona ou a arrumar um relacionamento. Em um futuro, conforme a Singularity University, toda essa evolução se estenderá para a área médica, como recursos como telemedicina e robotização. Também se prevê o uso de roupas no auxílio em tratamentos e diagnósticos, com os chamados Wearables.  E por que não usar essas facilidades da tecnologia em prol da saúde pública?

guardioes da saude

Foi pensando nisso que o Ministério da Saúde promoveu o desenvolvimento do aplicativoGuardiões da Saúde”, já disponível para IOS e Android, as principais plataformas disponíveis nos smartphones brasileiros. Com ele, o governo pretende ter uma ferramenta auxiliar para ajudar na identificação preventiva de doenças e epidemias, podendo tomar ações com maior rapidez e eficácia.

Preocupação com eventos

Durante a última Copa do Mundo realizada no Brasil, houve um teste com o aplicativo chamado “Saúde na Copa”, considerado bem-sucedido pelo Ministério da Saúde. À época, foi possível identificar várias aglomerações de doenças graças aos sintomas cadastrados pelos vários pacientes que utilizaram o aplicativo. Estimativas feitas pelo Ministério alegam que cerca de 10 mil downloads foram realizados e que pelo menos 5 mil pessoas o utilizaram mais de uma vez.

Com a proximidade da chegada das Olimpíadas, outro evento de grandes proporções, existe uma preocupação natural sobre a possibilidade do surgimento de novas epidemias ou da entrada de novas doenças em nosso país, trazidas por alguns dos milhares de turistas que virão nos visitar. A ideia é identificar a presença de novas doenças rapidamente como aconteceu com a chikungunya durante a Copa do Mundo.

Como funciona

guardioes da saudeQualquer pessoa com mais de 13 anos pode usar o aplicativo Guardiões da Saúde. Basta baixar para o smartphone e realizar um cadastro. O Ministério da Saúde não usará o aplicativo para se comunicar com o paciente, e as informações cadastradas são apenas para conhecimento, não implicando nenhuma necessidade por parte dos participantes em realizar uma consulta médica com base nos sintomas informados.

Após se tornar um usuário do sistema, é possível ter acesso a algumas informações por esse meio. É possível, por exemplo, usufruir de facilidades como a pesquisa pré-configurada por Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e farmácias numa proximidade de cerca de 20 km pelo Google Maps, sem a necessidade de abrir outro aplicativo. Também é possível ter acesso e utilizar para fazer chamadas para números de emergência providos pelo próprio sistema.

Em troca das informações fornecidas pelos pacientes, o sistema dará dicas para prevenir doenças e será um repositório com informações rápidas sobre saúde. Informações sobre como combater a dengue e identificar os sintomas da doença são um exemplo da utilidade do Guardiões da Saúde.

Também é possível visualizar a situação da saúde nas redondezas e enxergar a quantidade de pacientes próximos e as doenças comunicadas, através de um gráfico que utiliza o mapa da região onde o usuário se encontra.

guardioes da saude

Um novo passo para a medicina?

Ainda existe uma grande desconfiança do público em geral quando o assunto é unir medicina e tecnologia. Fato é que essa é uma área que pode vir a se beneficiar muito se mais aplicativos como o Guardião da Saúde vierem a existir.

guardioes da saudeConseguimos pensar num futuro próximo onde consultas médicas poderão ser marcadas via aplicativo de celular, onde médicos poderão esclarecer dúvidas mais simples dos seus pacientes em um aplicativo de mensagens online. O compartilhamento de informações entre os profissionais da saúde também pode se beneficiar, caso existam ferramentas para pesquisa de sintomas, tratamentos e boas práticas.

O Guardiões da Saúde é uma iniciativa louvável para dar esse input no que diz respeito à saúde pública e à tecnologia. Agora cabe a você usuário fazer um uso responsável dele a e a todos os profissionais da saúde orientar e sugerir melhorias para que possamos usufruir dos benefícios que esses recursos podem nos trazer.

E você? Já conhecia mais essa ferramenta tecnológica voltada à saúde? Qual sua experiência ou dúvidas com aplicativos nesse sentido? Conte-nos! Acompanhe nossos conteúdos e até breve!



Deixe uma resposta