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Como melhorar a experiência do paciente no hospital

O que precisa ser feito para se obter um destaque no ramo hospitalar e melhorar a experiência do paciente? Sem dúvidas, prestar um bom atendimento e garantir a excelência para o seu paciente parecem ser boas práticas.

Antes de tudo, é preciso lembrar-se de que o momento em que o indivíduo enfrenta quando está em um hospital pode ser o mais delicado de sua vida, e sendo assim, um bom tratamento neste momento pode fazer a diferença em seu tratamento e consequentemente recuperação.

Mas, o que precisa ser feito para melhorar a experiência do paciente no hospital, e assim, fazer com que a instituição ganhe posições de destaque? Conheça algumas medidas a seguir!

Otimização do atendimento na recepção

A recepção é o primeiro contato que o paciente terá com a instituição, e por este motivo, ainda na chegada é preciso garantir excelência na experiência.

Portanto, investir em treinamentos de equipe, redução de filas e garantia de acesso à informação são importantes pontos a serem pensados pela gestão.

Além disso, investir na estética e arquitetura da recepção e salas de espera são formas de impactar seu cliente de forma positiva já no início do contato com o serviço.

Priorize o trabalho em equipe

A medicina atual possui uma tendência à existência de múltiplas especializações e cuidados, o que acaba por fragmentar o paciente de acordo com suas patologias e comorbidades.

Sendo assim, quando se tem um trabalho em equipe, o caso de um único paciente é do conhecimento de todos, e as estratégias são estabelecidas de forma íntegra e conjunta.

Portanto, investir em reuniões de equipe, capacitar os profissionais para o trabalho multidisciplinar e também promover a integração no ambiente de trabalho parecem ser boas estratégias, e já vêm sendo utilizadas por instituições de destaque no Brasil e no Mundo.

Ofereça conforto

Como o paciente se encontra em um momento delicado e por si só, existem medidas que podem ser implantadas no sentido de impactar positivamente a experiência deste dentro do hospital.

O investimento em estrutura e arquitetura é um ponto importante, visto que haverá a promoção de bem-estar, o que inclusive, pode reduzir o tempo de hospitalização e estar atrelada a redução de complicações.

Quando se fala em conforto, deve-se também se lembrar da família e da importância de sua presença no momento da recuperação. Alguns hospitais têm implantado medidas especiais, como deixar livres os horários de visita e permitir a presença de toda a família durante o período de internamento. Um dos hospitais modelos neste quesito é o Marcelino Champagnat, instituição de Curitiba – PR que trabalha baseada em um modelo estadunidense intitulado de Planetree (Site em inglês) .

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Experiência do paciente, aliada ao atendimento humanizado

O emprego da Medicina Centrada na Pessoa e outras técnicas de humanização do atendimento, sem dúvidas, melhoram a experiência do paciente durante a hospitalização e ampliam os horizontes da instituição.

Quando se fala em humanização do atendimento, devem-se levar em conta os princípios de empatia e individualização do atendimento, os quais tornam as condutas médicas uma decisão compartilhada entre médico e paciente.

Tudo isso, além de melhorar a adesão ao tratamento e aumentar os índices de sucesso, é um ponto de destaque à instituição.

Aproveite-se da tecnologia

Além de facilitar o cotidiano da equipe, reduzir o tempo gasto e tornar o trabalho mais dinâmico, o emprego de tecnologias no setor hospitalar também agrada os pacientes.

Para isso, existem diversos softwares e empresas especializadas em oferecer ferramentas para integração de prontuários, organização dos atendimentos, bem como outros recursos para gestão e organização do trabalho.

Trata-se de um investimento em longo prazo, e que deve ocorrer concomitantemente com o treinamento da equipe, para que esta seja capaz de utilizar os recursos com máximo aproveitamento.

Não esqueça de deixar nos comentários como você realiza o atendimento na sua instituição.

 

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