enfermagem clínica

O que é um especialista em enfermagem clínica

Dentre as possibilidades de especialização para os profissionais da enfermagem, está a enfermagem clínica. A seguir, saiba tudo sobre o assunto, a função destes profissionais e sua importância!

A medicina conta, atualmente, com inovações no atendimento e abordagem dos pacientes, principalmente no sentido de humanizar a prática médica e promover um cuidado integral aos pacientes.
Pensando nisso, é essencial que a equipe trabalhe de forma dinâmica e conjunta, baseando-se no diálogo e tomada de decisão conjunta.

Porém, para que tudo funcione em perfeito equilíbrio, ressalta-se a importância da capacitação e especialização da equipe.

Do que se trata a enfermagem clínica?

O enfermeiro clínico é o profissional que realizou uma especialização para que se capacitasse no atendimento do paciente de uma forma mais ampla e abrangente.

Com isso, a enfermagem clínica é uma importante maneira de abordar o paciente com foco em suas queixas, sintomas, e sinais físicos que exibe.

O que faz um enfermeiro clínico

Assim como dito anteriormente, o enfermeiro clínico passa por uma especialização para tornar-se capaz de atender seus pacientes.

Pode-se dizer, portanto, que é capacitado para o atendimento da oncologia, cardiologia, geriatria, nefrologia, ortopedia, pediatria, hebiatria, e toda as outras áreas clínicas da medicina.

As principais função deste profissional são:

Abordar o paciente e compreendê-lo com base no contexto biopsicossocial em que está inserido;
Prevenir uma série de doenças através de mudanças de hábitos de vida;

Promove o bem-estar e a qualidade de vida de todos os pacientes;

Orientar sobre medicações e tratamentos não farmacológicos, com o intuito de reduzir os sintomas e desconfortos dos pacientes;

Esclarecer dúvidas do paciente e de seus familiares;

Diminuir o tempo necessário para a recuperação;

Em resumo, pode-se dizer que este profissional será responsável por auxiliar na promoção da saúde e melhora clínica dos pacientes.

Porque o hospital precisa de um enfermeiro clínico

Embora em um primeiro momento este profissional pareça ser mais condizente com a atenção primária em saúde, pensar desta forma é um grande erro!

O enfermeiro clínico dentro de um hospital pode colaborar em muitos sentidos, e principalmente, elevar os índices de satisfação e promover excelência no atendimento de todos os pacientes.

Traduzindo para a prática, o enfermeiro clínico atuará no hospital da seguinte maneira:

  • Reavaliando de tempos em tempos os pacientes internados;
  • Se aprofundando na história médica e dados clínicos, o que poderá auxiliar no diagnóstico e reduzir a necessidade de exames complementares e outras intervenções médicas;
  • Auxiliando no atendimento de pronto-socorro, UTI, setores de hemodinâmica e outras áreas, bem como integrando todas as informações do paciente nas mais diversas especialidades;
  • Prestando atendimento aos pacientes sempre que necessário, principalmente quando a ajuda médica não estiver disponível;
  • Sendo responsável por um atendimento humanizado e centrado na pessoa;

Dentre muitos outros pontos positivos.

Sendo assim, contratar um enfermeiro clínico irá melhorar os índices de satisfação dos pacientes, reduzirá o tempo de internamento  a chance de complicações, e muito mais.

Em se falando de gestão hospitalar, a presença de um enfermeiro clínico pode reduzir a demanda pelo atendimento do profissional médico, o que otimiza os papéis, melhora a logística do ambiente e reduz custos.

Existem enfermeiros clínicos na sua instituição? Conte-nos como este profissional atua na sua entidade.

enfermeiro cliníca

Deixe uma resposta