2017-04-26

Como o Endomarketing pode transformar a comunicação de um Hospital

O modo como um hospital funciona vem mudando bastante nas últimas décadas. Modernas tecnologias e importantes avanços na área da saúde permitiram o tratamento e a cura das mais diversas doenças, assim como a descoberta de tantas outras.

Os processos realizados se tornaram mais complexos e delicados, exigindo mais conhecimento, foco e concentração de todos os envolvidos. A comunicação hospitalar se tornou item importante no sucesso ou não desses processos.

endomarketing

Endomarketing é o processo que visa fortalecer os laços profissionais que unem funcionários e organização. É também chamado de “marketing interno” por alguns devido à sua característica de “vender” a instituição ao cliente interno.

Valorizando as pessoas

É preciso cuidado para não confundir o endomarketing com antigas doutrinas empresariais onde o funcionário era convidado a “vestir a camisa” da empresa sem receber nada em troca. A comunicação hospitalar visa tornar o ambiente dentro do hospital mais amigável e amistoso, não obrigar as pessoas a suportarem os problemas.

Para se conseguir isso é preciso ouvir as pessoas. O funcionário, não importa seu cargo, é um patrimônio importante da organização e precisa receber valorização por isso. Não estamos falando de compensação financeira aqui, embora um item importante, não é o único determinante sobre a satisfação do funcionário.

O endomarketing atua nas condições de trabalho. É uma forma de verificar como um processo está sendo realizado e se há a possibilidade de realiza-lo de forma mais rápida, eficiente e menos custosa. A comunicação hospitalar é vital porque é o funcionário a pessoa mais indicada para discorrer sobre como melhorar cada processo do hospital.

Alavancando o negócio

Ninguém é insubstituível dentro de uma corporação. E num hospital também não é diferente. Porém, cada vez que uma pessoa precisa ser substituída, haverá gastos com a sua demissão, com a contratação de outro profissional, além de um tempo para adaptação dessa nova peça à máquina existente.

O conceito de endomarketing entende que a melhor pessoa para realizar aquela tarefa é a que já a está realizando. Funcionários com experiência conhecem os atalhos dentro do hospital e costumam entregar resultados melhores do que os recém-chegados.

endomarketing

A comunicação hospitalar tende a ser melhor quando as pessoas se conhecem a mais tempo e estabelecem um relacionamento amistoso em profissional dentro do ambiente de trabalho. Os administradores estão percebendo que, quanto menor a rotatividade de pessoas, melhor é a qualidade do serviço final entregue ao cliente.

Comunicação interna / Endomarketing

A comunicação hospitalar é fundamental para a correta realização das tarefas internas e do consequente relacionamento com o cliente final. O endomarketing tem mostrado às empresas a necessidade de comunicar-se com os funcionários através de ações integradas. Um programa efetivo de comunicação interna precisa ser definido e aplicado para mantê-los informados sobre os verdadeiros objetivos do negócio.

O funcionário passa a se sentir parte real da organização quando os resultados são divulgados e tende a trabalhar melhor, com mais afinco, ao entender o quanto suas ações pessoais fazem diferença no dia a dia do hospital.

Instrumentos

Muitos são os possíveis instrumentos para a realização do endomarketing, seja em ambiente hospitalar ou em outros tipos de negócio. A comunicação hospitalar pode ser feita utilizando-se de vídeos, manuais técnicos e educativos, revistas, jornais e até quadrinhos.

Claro que apenas disponibilizar essas mídias não resolve o problema. Elas precisam ser parte de um plano, de um projeto a ser conduzido pela empresa em longo prazo. Algumas vezes, projetos desse tipo começam bem, mas perdem força com o tempo. A rotina e a falta de novidades podem trazer ao profissional a ideia de que a empresa se desinteressou, provocando a desmotivação gradual.

Por isso, um instrumento importante do endomarketing é a constante avaliação dos resultados. Isso pode ser feito de várias formas sendo a mais comum acrescentar uma avaliação de dupla via com os profissionais. Ao avaliar as metas individuais, questionar se a comunicação hospitalar é adequada e o que pode ser feito para melhorá-la.

Pode parecer um pouco ingrata a tarefa envolvida porque não há um final. É como o serviço de casa, mas precisa ser feito para manter o que está funcionando em ordem e buscar novos desafios e oportunidades dentro e fora do hospital.

São novos tempos para o mercado de trabalho, mesmo em um hospital. O endomarketing chega levantando a bandeira da comunicação interna, do atendimento ao cliente interno para melhorar o serviço entregue ao cliente final. Utilizar as técnicas de comunicação hospitalar pode ser a diferença entre um serviço de melhor qualidade para todos.

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