empresas de saúde

Conheça o perfil das empresas de saúde de 2018

Investir em saúde é uma das grandes tendências do mercado atual, devido à ineficiência do Sistema Único de Saúde (SUS) e consequente aumento pela busca de atendimento no setor privado.

Além disso, como se trata de uma demanda constante, hospitais, clínicas, empresas farmacêuticas e outros empreendimentos em saúde tendem a crescer quando bem geridos e administrados.

Isso pode ser comprovado através de dados estatísticos, que posicionam o Brasil como 8º maior mercado em Saúde do mundo.

Mas, quais são as empresas que tem se destacado no cenário atual? Como elas atuam? O que é preciso ser feito para ter sucesso em pleno século XXI?

Investimentos em prevenção

Levando em conta o perfil epidemiológico brasileiro, que está sendo tomado pela alta prevalência de doenças crônicas, existe uma preocupação crescente em investir na prevenção. Também, tenta-se reduzir o impacto das consequências que tais patologias trazem.

Atualmente, lançou-se um dispositivo que consegue prever com 20 minutos de antecedência a ocorrência de uma crise epiléptica. Com esta tecnologia, o paciente consegue ficar em local e situação segura. E, este é apenas um dos exemplos de tecnologias e inovações profiláticas!

Hospitais e clínicas também estão tomando o perfil profilático para suas ações. Tem-se como exemplo os planos de saúde, que têm apostado na contratação de Médicos de Família e Comunidade, os quais lançam olhares para a prevenção de doenças crônicas e diagnósticos precoce. Tudo isso, em um futuro, reduzirá os custos e consequentemente, aumentará o lucro das empresas.

Foco em fitness e bem-estar

O aumento crescente das preocupações estéticas, alimentação saudável e prática de atividades física, têm impulsionado tais setores econômicos.

Portanto, empresários que tem se preocupado em oferecer bem-estar e qualidade de vida nos serviços prestados e produtos vendidos, têm ganhado destaque no cenário atual.

Justifica-se tal destaque com estudos, que demonstraram um aumento de mais de 90% da busca por tais serviços entre 2012 e 2017.

Além disso, houve um aumento da adoção de dietas saudáveis, como o vegetarianismo, que está presente na vida de 9% de toda a população brasileira.

Compartilhamento de custos

Depois dos déficits e crises enfrentadas pelos planos de saúde, juntamente com a crescente procura por estes serviços, adotou-se uma estratégia interessante para equilibrar os custos: a de coparticipações.

Além de pagar uma mensalidade para possuir o plano, os usuários têm arcado também com uma pequena taxa conforme o serviço utilizado. Por exemplo, para realizar uma consulta com clínico geral, você paga um valor de R$ 30,00.

Embora este programa de cobrança já viesse sendo utilizado pelos planos, houve um crescente aumento da oferta e procura em 2018.

5certos

BI

Adoção de tecnologias

O ramo da saúde é um dos mais resistentes às revoluções tecnológicas, pois ainda há uma supervalorização do conhecimento na tomada de decisões e das habilidades humanas.
Mas, atualmente esta realidade vem sendo modificada, e empresas que apostam nas inovações tecnológicas para a saúde estão ganhando destaque.
No ano de 2018, houve ascensão de marcas e novas ofertas de serviço, com o objetivo de facilitar o dia a dia dos profissionais de saúde e também dos pacientes.

Dentre as novidades tecnológicas que provocam ascensão das empresas, está:

  • Novos modelos de gestão, que utilizam prontuários eletrônicos e softwares administrativos.
  • Investimento em novas modalidades de tratamento, como impressões 3D e biotecnologia.
  • Uso das redes sociais como forma de fornecer conteúdo de qualidade sobre saúde e bem-estar.
  • Desenvolvimento de aplicativos na área médica.

E muito mais!

BI

Deixe uma resposta