A chegada dos drones na saúde, uma nova ferramenta médica


Os drones são vistos como a nova grande moda em termos de tecnologia. Essas pequenas máquinas capazes de realizar feitos extraordinários são adoradas por muitos e temidas por outros tantos. Mas quem já parou para pensar que elas também podem ser úteis para a saúde?

Ainda há muito a se discutir sobre o uso dos drones. Enquanto muitas pessoas alegam que seu uso é perigoso e pode causar acidentes ou configurar invasão de privacidade, outros defendem a tecnologia apresentando utilidades para esses aparelhos. Eles são leves, fáceis de pilotar e podem sim trazer muitos benefícios para humanidade em áreas como a saúde.

drones

Transportando de forma rápida e eficiente

A sociedade atual exige o deslocamento contínuo de pessoas e objetos para todos os lados. Logo, é necessário que as pessoas precisem utilizar-se dos mais diversos meios de transporte para se locomoverem em segurança para o seu destino e o mesmo vale para os objetos.

drones

Na maioria das vezes, são carros, motos e outros veículos, pilotados por pessoas, a realizarem o transporte de todo o tipo de material médico. Com o trânsito cada vez mais caótico das grandes cidades, essas entregas ficam prejudicadas, levam tempo demais para serem concluídas, apresentam um custo altíssimo e, desse modo, tornam-se ineficientes. O uso de drones pode ser uma solução interessantíssima, ajudando a saúde a ser mais efetiva. A tecnologia pode tornar muito mais fáceis tarefas como:

  • drones saúde» A entrega em domicílio de remédios e outros itens comprados fora de lojas físicas. Dependendo do intervalo, o envio do produto pode levar apenas alguns minutos;
  • » O transporte de amostras coletadas para exame. Em muitos casos, a rápida análise delas pode representar um tratamento bem mais eficaz;
  • » O transporte de órgãos. O tempo aqui é crucial e pode fazer a diferença entre o sucesso ou não de uma operação;
  • » O transporte de equipamentos de emergência como desfibriladores. Estes equipamentos podem chegar em segurança ao local de um acidente ou mesmo a uma residência onde alguém precisa deles e salvar vidas.

Drones como ajudantes domésticos

Muito se fala em utilizar robôs para realizar tarefas do dia a dia. A internet das coisas (IOT) também é citada quando o assunto são facilidades em nossas casas.

Mas, e quando a questão não é o conforto, mas uma necessidade médica? Um problema de saúde temporário ou crônico? Os drones estão rapidamente diminuindo de tamanho e tornando mais fáceis operações complexas. A tecnologia poderá ser utilizada muito em breve para melhorar a vida de pessoas em recuperação ou que sofrem de males que as incapacitem de alguma forma.

Os pequenos veículos não tripulados poderão realizar tarefas que uma pessoa não consegue realizar sozinha, como carregar objetos pela casa. Alguns equipamentos serão até mesmo capazes de suportar o peso de um indivíduo e auxiliá-lo em sua locomoção.

Vigilância e monitoramento

Drones com câmeras são talvez a maior controvérsia em relação à tecnologia. Enquanto não se cria uma legislação que delimita velocidade, altitude e outros parâmetros a respeito deles, pesquisadores trabalham em novas aplicações para os pequenos robôs.

Em termos de saúde pública, foi cogitado o uso desses equipamentos no combate à dengue. A doença que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, precisa ser combatida com pessoas batendo de porta em porta para localizar e eliminar criadouros.

A tarefa nem sempre funciona, pois muitas vezes os agentes não obtêm acesso aos imóveis por estarem fechados ou por não conseguirem permissão de entrada dos donos das casas. Com os drones, seria possível monitorar esses lugares de cima, com o uso da câmera, de forma mais rápida e eficiente.

drone-camera

O controle também poderia ser realizado por meio dessa tecnologia, poderosa auxiliadora na vigilância de saúde em asilos, berçários e outros lugares.. Os drones de pequeno porte são capazes de fazer isso de forma muito mais veloz do que uma pessoa seria, e ainda possuem a vantagem de não eliminar o componente humano, uma vez que há um piloto analisando as imagens captadas e tomando decisões de acordo com as situações encontradas.

Por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, ainda há muitas possibilidades de uso quanto aos drones. Eles irão evoluir em capacidade e autonomia enquanto ficarão cada vez menores, algo que poderá ser extremamente útil para a área da saúde. Também é interessante levar em conta o quanto será mais barato e mais rápido usar essas máquinas em diferentes situações.


 



Deixe um comentário

Seu email está seguro conosco.