Desperdícios no hospital

Como combater desperdícios no hospital

Veja nossas dicas de como reduzir os desperdícios no hospital.

Os hospitais vêm passando por profundas transformações e combater os desperdícios no hospital vem sendo um dos grandes desafios nas últimas décadas. Aquisições,falências, demandas governamentais, aumento da concorrência e até uma maior preocupação das pessoas com a própria saúde, são itens de uma imensa lista de desafios enfrentada pelos hospitais para se manterem eficientes, eficazes e em boa saúde financeira.

Assim sendo, qualquer ação que resulte em custos menores para as instituições deve ser implementada e os desperdícios no hospital precisam ser diminuídos ao máximo, quando não possível eliminá-los por completo.
Aqui enumeraremos as maiores fontes de desperdício e daremos dicas de como atuar para eliminá-las.

Desperdícios no hospital

Muitos gestores só conseguem enxergar o uso excessivo de materiais diversos quando se fala em desperdícios no hospital. Claro que esse é um dos itens a ser identificado e analisado com carinho pela gestão de negócio, mas existem vários outros pontos importantes a serem destacados.
O desperdício de tempo é um fator importante a ser destacado. E aqui não se fala em fazer um trabalho mais depressa, mas de forma mais eficiente. Se uma sala de espera está muito distante dos consultórios de um hospital, pacientes irão perder minutos nesse deslocamento que, ao longo de um dia, semana ou mês, irá representar um desperdício de tempo enorme onde o médico está apenas parado aguardando.
O pessoal da limpeza, operando sem um carrinho adequado para o transporte de baldes, vassouras e outros utensílios, precisa se locomover várias vezes até o local onde são armazenados, gerando mais desperdício em relação ao tempo.
A identificação desses problemas também chega na parte administrativa. Burocracia, falta de registros, documentos ou até mesmo uma assinatura podem atrasar processos importantes para o dia a dia do hospital e prejudicar o fluxo de caixa e o faturamento.

Dicas para combater os desperdícios no hospital

A grande dica para se combater desperdícios no hospital é ter uma gestão comprometida com o lado empresarial da instituição e não somente com o lado clínico. Para isso é preciso que os hospitais adequem a sua mentalidade de gestão.
Isso não quer dizer que se deve diminuir a qualidade dos serviços prestados para se ganhar tempo, nem usar materiais de qualidade inferior, é justamente o contrário. Diminuindo o desperdício de tempo e de recursos é possível melhorar a qualidade. Veja alguns exemplos:
☑ Melhoria de processos: Assim como no exemplo do pessoal de limpeza perdendo tempo por não ter uma ferramenta adequada, essa análise deve acontecer em todo o hospital. É preciso combater desperdícios no hospital em todas as áreas, desde as mais simples e triviais como a recepção e a segurança até os mais complexos processos cirúrgicos. Para se fazer isso é necessário o envolvimento de todas as áreas, afinal, por mais que o gestor tenha uma visão ampla, só o pessoal diretamente envolvido em cada função irá entregar informações realmente úteis para que melhorias sejam realizadas.
 Padronização de trabalho: Por mais que cada indivíduo seja único, é preciso que certas normas sejam seguidas dentro de uma empresa e o mesmo se aplica a um hospital. Se cada pessoa resolver usar o próprio bom-senso para a realização das tarefas, chegará uma hora em que haverá uma desorganização tamanha que gerará desperdícios de ordem incalculável. A gestão precisa engajar líderes e cobrar resultados para que os procedimentos sejam padronizados e, caso estejam incorretos, corrigidos para todos.

 Atenção ao fator humano: Muito se fala nos dias de hoje em capacitação. Empresas cobram dos funcionários altos níveis de capacitação, mas não lhes dão nem tempo nem condições financeiras para tal. O resultado são pessoas mal preparadas para a função que devem executar, e às vezes incapazes de se relacionar em equipe. Cabe ao gestor
criar políticas de desenvolvimento pessoal para que haja uma melhora contínua tanto em termos profissionais quanto monetários, pois já sabemos o quanto a motivação é importante no mercado de trabalho.

Uma forcinha tecnológica

Ainda há hospitais e gestores resistentes ao uso da tecnologia. Quando bem utilizada, ela só tem benefícios a trazer ajudando a identificar desperdícios no hospital e podendo ser utilizada também para se gerar soluções. A tecnologia pode resolver problemas simples como melhorar o fluxo de pacientes numa recepção ou sala de espera, pode fornecer protocolos interligados, controles eficientes de estoque e muito mais.
Para se combater o desperdício é preciso, principalmente, uma mentalidade mais moderna e dinâmica, não apenas da gestão, mas de todos no ambiente hospitalar.

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OPME

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