Business Analytics

Business Analytics no setor hospitalar: como implementar

Business Analytics (BA) é um novo modelo de gestão, que utiliza dados estatísticos e previsões para a resolução de problemas e redução de custos. E, tudo isso é feito sem que haja mudança no desempenho ou qualidade do serviço prestado.

Você pode estar em um oceano de dados, e não conseguir usufruir destes. Quando se pensa no ramo hospitalar, é de se esperar que haja uma infinidade de imprevistos, desperdícios, gastos desnecessários (de tempo e dinheiro), e outros pontos, que podem tornar-se modificáveis a partir da implementação de um modelo eficaz de gestão – que pode ser o Business Analytics.

A seguir, saiba como é feito, quais as expectativas e vantagens para os hospitais.

Implementação do Business Analytics

Basicamente, a implementação do Business Analytics deve seguir passos para tornar-se aplicável no ambiente hospitalar. Portanto, seria:

1) Análises descritivas

A partir de dados existentes, devem ser gerados relatórios sobre serviços prestados, procedimentos realizados, profissionais contratados, epidemiologia local, dentre outras informações essenciais que envolvem o cotidiano hospitalar.

2) Análise preditiva

Depois de ter dados, relatórios e números em mãos, é preciso analisá-los. Padrões costumam ser traçados, riscos são previstos e um planejamento financeiro pode ser elaborado.

Por exemplo, notou-se que em “x” hospital é atendido um grande número de pacientes vítimas de acidentes automobilísticos. Há um grande custo gerado nestes atendimentos, que despende uma grande parte da receita da empresa.

3) Análise prescritiva

Depois de ter realizado uma leitura dos dados e informações sobre o hospital, podem ser traçadas estratégias para melhorar o serviço, reduzir os custos e melhor distribuir as funções dentre os funcionários. Para isso, utiliza-se de estatística, simulações e previsões.

Voltando ao exemplo anterior dos acidentes automobilísticos, sabe-se que o hospital deve investir em uma sala de emergência, equipá-la da forma adequada, para proporcionar atendimento adequado e eficaz, minimizando o tempo de internamento ou complicações.

Em que será preciso mudar?

Embora a implantação do Business Analytics seja um processo complexo, não há dúvidas que seus resultados melhorem o desempenho empresarial e trazem muito benefício.
Para isso, será preciso:

  • Investir em profissionais capacitados e treinados;
  • Ampliar os olhares da gestão hospitalar;
  • Contar com o auxílio de softwares e aplicativos, inclusive para gerar planilhas e relatórios;
  • Investir no conhecimento de modelos matemáticos e estatísticos;
  • Contratar profissionais especialistas em computação e tecnologias.

5certos

BI

Quais as vantagens?

Embora tempo e dinheiro sejam investimentos necessários para a aplicação do BA no ambiente hospitalar, já são conhecidos seus diversos benefícios. Dentre eles, destacam-se:

1) Redução de custos

Seja no espaço público ou privado, reduzir os gastos é uma forma eficiente de ampliar o atendimento a demanda hospitalar, sem que seja necessário despender mais recursos.

Além disso, quando se tem economia, pode-se investir em espaço físico, compra de novos instrumentos, contratação de novos profissionais, e muito mais.

2) Gerenciamento de imprevistos

Mediante a existência de um planejamento e com os dados em mãos, é possível prever acontecimentos e recursos que serão necessários, tornando o gerenciamento de imprevistos mais simples e menos custoso.

3) Melhora do desempenho

A qualidade dos serviços médicos prestados é de extrema importância, no sentido de ofertar tratamento e atendimento de qualidade aos pacientes.

Existem diversos indicadores de qualidade de serviço, tanto em âmbito público quanto privado, e que são essenciais para atrair novos recursos, investimentos, e também clientes.

4) Facilidade na tomada de decisão

A existência de dados e informações sobre condutas tomadas previamente auxilia o gestor na administração e resolução de problemas atuais.

Além de amenizar o desgaste da equipe, se ganha tempo e também dinheiro.

5) Previsão e segurança

A partir do BA, torna-se possível prever o que acontecerá no futuro, e consequentemente, traçar estratégias e expectativas para lidar com o problema de forma segura.

Com isso, reduz-se os riscos de falência e não há queda na qualidade do serviço prestado.

Você já aplica o BA na sua empresa? Ficou com alguma dúvida sobre assunto, então compartilha com a gente nos comentários.

 

BI

Deixe uma resposta