Veja essa lista com os apps para saúde mais bacanas


Cuidar da própria saúde parece ter finalmente se tornado uma moda entre muitas pessoas. Seja por preocupação com a aparência, a busca pela diminuição do stress, melhora da qualidade de vida, prevenção de doenças e longevidade, muita gente está correndo atrás de meios para cuidar da saúde.
Com os smartphones e tablets se mostrando ferramentas imprescindíveis na vida moderna, a combinação entre eles e a vontade de viver melhor abriram uma nova janela de possibilidades: a dos apps para saúde.
Antes considerados “coisa de hipocondríacos”, eles vêm galgando posições nos rankings das lojas de aplicativos e vão se popularizando cada vez mais. Como a quantidade já é grande e pode surgir a dúvida do que utilizar, separamos alguns bastante interessantes e úteis.

Os apps para saúde mais bacanas

 

• RunKeeper

O primeiro passo para uma saúde melhor é o exercício físico, certo? Com certeza o hábito da caminhada (e da corrida, para os mais experientes) é de grande valia para quem quer perder peso ou apenas se manter em forma.
O RunKeeper é um dos mais interessantes apps para saúde, porque utiliza o GPS do aparelho para monitorar percursos e exibir dados estatísticos das suas corridas.
Mas a parte mais importante do aplicativo é seu caráter social, pois incentiva o usuário a persistir no esporte e ainda o coloca em contato com outros praticantes. Dessa forma, ainda é possível encontrar outros corredores perto de você e fazer atividades em grupo.

apps para saúde

• Sleep Time

Muita gente ainda não dá valor para as horas de dormir. Por isso, o Sleep Time é um dos apps para saúde selecionados aqui: ele monitora os movimentos que fazemos durante o sono e analisa a qualidade dele.
Para isso, é preciso deixar o aparelho com o aplicativo funcionando sobre o colchão, preferencialmente para quem dorme sozinho, já que outras movimentações irão interferir na precisão. No fim da noite, ele informa se o sono está dentro do normal ou se há algum problema atrapalhando a qualidade. Nesse caso, um médico deve ser consultado para um possível tratamento.
Ele ainda tem um despertador inteligente que acorda o usuário no melhor momento e ruídos relaxantes para ajudar a pegar no sono.

sleeptime

• Docway e Saúde Já

Lançados em Curitiba, esses dois apps para saúde se destacam por automatizar a difícil tarefa da marcação de consultas.
O Docway funciona desde 2015 e trabalha com atendimento domiciliar, isto é, o paciente encontra o médico mais próximo e o profissional vai até a casa do paciente. Até o pagamento pode ser feito pelo próprio aplicativo.
Mais recente, o Saúde Já foi lançado pela prefeitura da cidade e está em fase de testes em um bairro da capital paranaense. Mais ambicioso, ele permite a marcação de consultas com o sistema público de saúde da cidade.
A tendência é que aplicativos como esses se espalhem por todo o país em breve. O Docway já pode ser utilizado em algumas outras capitais, como Belo Horizonte e São Paulo.

docway

• Disease Dictionary

Com o Disease Dictionary o usuário tem uma lista completa de doenças e distúrbios médicos na palma da mão. O App promete ser uma espécie de “doutor eletrônico” apontando sintomas, tratamentos e fornecendo aconselhamento médico.
Ele pode ser uma ótima alternativa para aqueles pacientes que ficam meio desconfiados dos diagnósticos médicos recebidos, bem como é um dos melhores apps para saúde porque pode ser utilizado por profissionais da área e estudantes para consultas mais rápidas no dia a dia.

app-saude

• My Fitness Pal

O My Fitness Pal, algo como meu companheiro de exercícios, entra na lista de apps para saúde porque auxilia pessoas que precisam realizar algum tipo de dieta alimentar. Serve para quem quer perder peso ou controlar doenças, como a diabetes e a hipertensão, bastante sensíveis à alimentação.
Esse aplicativo calcula as calorias consumidas pelo usuário e faz análises diárias de desempenho, levando em conta também as atividades físicas realizadas e registradas pelo usuário no aplicativo.
Dessa forma, ele consegue calcular quanto o usuário ganhou ou perdeu em estimativas bem realistas.
O My Fitness Pal é excelente, mas deve ser usado após a pessoa ter se consultado com um nutricionista. Isso porque, apesar de existirem valores padronizados, cada indivíduo tem particularidades que devem ser levadas em conta na hora de utilizá-lo.

myfitnesspal

 

• Icare

O Icare figura nessa lista de apps para a saúde porque é uma verdadeira usina de diagnósticos portátil. A premissa básica dele é funcionar como medidor de pressão arterial, algo valioso em tempos de muitas pessoas sofrendo com os perigos da hipertensão.
Ele faz isso enquanto o usuário pressiona o dedo na câmera do aparelho por alguns segundos.
O Icare já seria bem útil apenas com essa função, mas ele vai além porque também mede frequência cardíaca, visão, audição, capacidade pulmonar, daltonismo e frequência respiratória. Também possui medidor de passos.
Claro que o aplicativo nunca deve substituir um diagnóstico médico, porém é de grande valia para quem já tem alguma condição diagnosticada e precisa fazer o acompanhamento diário de sua condição. Isso sem precisar sair de casa ou em qualquer lugar em que estiver.

icare

 

Conhece mais algum app da saúde? Não deixe de dar sua contribuição nos comentários!


Deixe um comentário

Seu email está seguro conosco.