app-agenda-consulta-medica

App agenda: consultas médicas em até 48 horas

Imagine a seguinte situação: você precisa agendar uma consulta médica de rotina, como um clínico geral, ginecologista ou pediatra, mas a sua vida é bastante agitada. Só de pensar em pegar o telefone e negociar com o atendente os locais e horários, muitas pessoas já desistem e deixam para outra hora. Ninguém gosta de ficar naquelas filas de espera telefônica, perdendo tempo precioso apenas para marcar uma consulta.

E se você pudesse fazer isso direto no seu celular, onde já estão os seus compromissos, encontrando o melhor dia e hora para a sua consulta? Essa otimização de agendas já é possível através de aplicativos desenvolvidos para interagir com os bancos de dados das instituições de saúde.

app-agenda-consultas

Do ponto de vista da clínica ou hospital, a instituição médica por tradição tem um sistema onde o agendamento de consultas é feito, mas, em geral, apenas funcionários conectados a um terminal da rede interna têm poder para fazer alterações. Esse método exige que várias pessoas trabalhem ao telefone ou pessoalmente para realizar esses agendamentos.

Com o uso do aplicativo, é possível conseguir um baixo custo nessa atividade, eliminando o intermediário ao telefone. O paciente acessa o sistema diretamente, alcançando maior produtividade no processo de agendamento.

Praticidade para todos

app-agenda-consultasO uso de aplicativos de celular não elimina por completo o serviço telefônico. Existirá a necessidade de manter o elemento humano apoiando o serviço. Isso porque algumas questões somente podem ser resolvidas por pessoas. Mesmo assim, há um baixo custo e uma maior produtividade das equipes envolvidas com o uso do app.

Para marcar a consulta, o paciente precisará de um acesso ao sistema, feito normalmente através de usuário e senha. Quando houver um problema de acesso, o paciente precisará usar o telefone ou um outro serviço eletrônico, como e-mail ou chat.

O telefone ainda será um plano B para ser utilizado por pessoas que não sabem usar o app ou não gostam de aplicativos eletrônicos. Esse modelo híbrido no atendimento também garante o contato com o paciente em caso de qualquer falha no sistema, além de fornecer suporte técnico aos usuários com dúvidas e dificuldades.

Melhor distribuição

Ao se promover uma otimização das agendas através do aplicativo, é possível combinar ferramentas de busca, de modo a facilitar a experiência do paciente. Se ele procura um determinado oftalmologista em um horário específico, mas este não está disponível, o app é capaz de mostrar outras opções vagas no mesmo dia e horário. Esse tipo de atendimento resulta numa maior produtividade, aproveitando melhor os horários disponíveis dos profissionais.

app-agenda-consultasEssa otimização das agendas também promove uma melhor distribuição de pacientes em uma rede ampla, pois é capaz de mostrar a especialidade disponível mais próxima da residência ou local de trabalho do paciente. Especialmente útil para moradores de grandes metrópoles, cuja preocupação em salvar tempo e conseguir baixo custo para sua locomoção pela cidade é constante.

Cancelamentos e alterações também são beneficiados pela maior produtividade do sistema. Caso um paciente queira um médico específico, mas este não tem agenda disponível, é possível pedir ao app que o avise caso a disponibilidade ocorra, criando uma fila de espera virtual. Na eventualidade de uma desistência, o App avisa o paciente em espera, que decide se deseja marcar para aquele dia e hora ou não, liberando o horário no último caso. Toda essa otimização das agendas contribui para se obter um baixo custo operacional.

Para o usuário fica ainda a facilidade de controlar a consulta médica pela agenda do celular, podendo programar lembretes ou utilizar o endereço do local de seu atendimento para sincronizar o GPS do aparelho.

Ajuda tecnológica

A maioria das empresas de serviço de saúde já possuí bancos de dados preparados para a marcação de consultas. Então, realizar essa otimização das agendas não demanda grandes investimentos. Basta que os pacientes façam download do aplicativo em seus aparelhos e que haja uma conexão aberta para receber os dados.

É possível economizar com o uso de linhas telefônicas e com a redução em pessoal administrativo. Baixo custo que poderá ser reinvestido em outros serviços, ampliando a qualidade dos serviços da clínica ou hospital.

Não fique para trás enquanto os concorrentes conseguem maior produtividade. Invista em tecnologia para manter seu negócio viável, lucrativo e, o mais importante, com qualidade superior para seus clientes, funcionários e fornecedores.

Você está preparado para o uso de aplicativos em sua clínica ou hospital? Tem dúvidas de como isso funciona? Conte para nós nos comentários!


Deixe uma resposta